Repetidor TP-Link TL-WA850RE: como configurar e resolver problemas

O repetidor Wi-Fi da TP-Link TL-WA850RE é um dos principais modelos da fabricante para ampliar o sinal da Internet em locais onde a conexão é mais fraca. O aparelho está disponível por menos de R$ 100, funciona em até 300 Mbps e é compatível com todos os roteadores. Com duas opções de configuração, o extensor de alcance wireless pode confundir o usuário durante a instalação, ou apresentar alguns problemas após a conexão com roteador.

Como usar um roteador como repetidor para melhorar o Wi-Fi

Para tirar todas as suas dúvidas e melhorar o seu sinal de Internet, confira a seguir um passo a passo de como configurar o repetidor da TP-Link via botão WPS ou via navegador web; com um cabo Ethernet. Veja também as respostas para questões comuns sobre o modelo.

Luzes LED

Antes de começar a configuração do TL-WA850RE é importante entender o funcionamento das luzes LED do aparelho. Em um círculo, o modelo indica os termos “RE”, “Wireless”, “Power”, “Ethernet” e cinco barras verticais (força de sinal).

A iluminação abaixo do termo “RE” indica o status do repetidor. Quando acesa, o aparelho está conectado ao roteador. Se estiver piscando a conexão WPS está em processo. E quando apagada, o repetidor não está conectado ao roteador.

Os LEDs indicados por “Wireless”, “Power” e “Ethernet” apontam se o aparelho está com a função sem fio conectada ou não, se está ligado e se a porta do cabo está sendo utilizada.

No lado direito do círculo, de cima para baixo, as cinco barras verticais apontam a força do sinal entre o repetidor e o roteador. Quanto mais luzes acesas, melhor a intensidade da conexão Wi-Fi próximo ao extensor de alcance da TP-Link.

Como configurar com o botão WPS

Passo 1. Identifique se existe um botão WPS no seu roteador principal. A tecla costuma ficar na parte traseira do aparelho, ao lado das portas Ethernet. Alguns modelos também incluem o ícone na parte da frente;

Passo 2. Plugue o repetidor da TP-Link na tomada mais próxima ao roteador. Aguarde até que a luz LED do Wireless fique acesa e fixa;

Passo 3. No roteador, pressione o botão WPS e, logo em seguida, vá até o repetidor TL-WA850RE e pressione o botão com símbolo de cadeado, no meio do círculo de LED. A iluminação de “RE” deve passar de piscante para fixa;

Passo 4. Retire o repetidor da tomada mais próxima do roteador e busque um local para plugá-lo no meio do caminho, entre a fonte principal do sinal Wi-Fi e a área de “sombra” da Internet.

Aguarde a força de sinal indicar a qualidade da instalação no local. O ideal, segundo a TP-Link, é que pelo menos três LEDs no lado direito do círculo fiquem acesos. Se não conseguir chegar ao número adequado, procure por outra tomada mais próxima ao roteador, mas ainda na metade do caminho, para testar um alcance melhor.

Como configurar com navegador web:

Passo 1. Assim como na opção WPS, plugue o repetidor em uma tomada próxima ao roteador e aguarde até que o LED Wireless fique fixo;

Passo 2. Desconecte seu computador de qualquer rede Wi-Fi. Plugue o cabo Ethernet com uma ponta na porta do repetidor e a outra no PC;

Passo 3. Abra o Firefox, Chrome ou Safari e digite “http://tplinkrepeater.net” (sem as aspas). Na página que aparecer, preencha o nome de usuário e senha com o termo “admin”. Clique em “Efetuar login”;

Em username e senha coloque o padrão admin (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)
Em username e senha coloque o padrão “admin” (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)

Passo 4. Crie um novo username e senha para entrar na página de Configuração Rápida. Após “Confirmar”, indique sua região e clique em “Avançar”;

Crie um novo nome de usuário e senha para o extensor (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)
Crie um novo nome de usuário e senha para o extensor (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)

Passo 5. Selecione sua rede local e digite sua senha. Clique em “Avançar”;

Selecione sua rede Wi-Fi e insira a senha correspondente (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)
Selecione sua rede Wi-Fi e insira a senha correspondente (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)

Passo 6. Copie o SSID da sua rede Wi-Fi, confirme em “Avançar” e verifique as configurações wireless. Ao finalizar o processo a luz RE deve ficar acesa e fixa. Se estiver tudo certo, posicione o repetidor em um local entre o roteador e a zona de sombra da Internet.

Finalize o processo e verifique o LED no repetidor (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)
Finalize o processo e verifique o LED no repetidor (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)

Problemas e soluções:

O sinal do repetidor sempre cai?

A TP-Link indica que o repetidor fique longe de dispositivos Bluetooth e eletrônicos como telefones sem fio e monitores de bebês. Estes equipamentos podem interferir no sinal Wi-Fi transferido.

Como reiniciar o TL-WA850RE?

Assim como qualquer eletrônico, o repetidor da TP-Link também está sujeito a pequenos travamentos. Para resolver o problema, um jeito fácil é resetar o aparelho utilizando um objeto pontiagudo para pressionar o botão “reset/reiniciar”, embaixo do extensor, até que todas as luzes LED acendam e pisquem uma vez.

Luz LED RE não acende depois de configurar via navegador web?

Neste caso, dois detalhes podem causar o problema: primeiro, volte ao passo 4 do tutorial, no para navegador, e verifique se inseriu a senha da sua rede Wi-Fi corretamente. Se a falha persistir, teste o repetidor em um local mais próximo ao roteador. Pode ser que o extensor esteja fora do alcance do aparelho principal.

O Site para configurar repetidor no navegador não abre?

Verifique se o cabo Ethernet está encaixado perfeitamente tanto no PC quanto no repetidor, que deve estar plugado na tomada. O computador precisa estar desconectado de qualquer rede. É possível também conectar o desktop ou notebook à rede do TL-WA850RE. Para isso, abra sua configuração Wi-Fi, provavelmente no canto inferior direito da tela, e clique na rede da TP-Link.